sexta-feira, 20 de julho de 2012

O que é tatuagem?


O que é tatuagem?

A tatuagem
No seu conceito básico, a tatuagem consiste de um pigmento exógeno, introduzido na derme por um tatuador, consiste em um evento traumático com finalidades de marcação da área corporal para tratamento oncológico (radioterapia). Os pigmentos inoculados são fagocitados por macrófagos localizados na derme, não evocando nenhuma reação inflamatória (granulomatosa).
A faixa etária media das pessoas que fazem sua primeira tatuagem se estabelece aos 18 anos, quando tendem a expressar sentimentos como o amor, sexualidade, desafetos, individualidade, assim como, identidade grupal. Porém, estes ideais, por meio de experiências adquiridas ao longo dos anos, vão tomando outro lugar na vida de uma pessoa fazendo com que muitas vezes, essas tatuagens acabem perdendo o seu valor, tanto artístico/estético, quanto ideológico.
Durante anos, antes de fazer qualquer tatuagem, era preciso estar ciente de que ela permaneceria na pele pelo resto de uma vida. Quando se cansavam do desenho que carregavam junto ao corpo, sentiam-se obrigadas a pintar outra imagem sobre a anterior. Uma quantidade muito significativa de pessoas que possuem tatuagens pelo corpo tem intenções de removê-las após alguns anos. Algumas delas, ainda nos primeiros meses procuram novamente o tatuador para trocar.
Estes desenhos são, na maioria dos casos, realizados com tintas que possuem mínima – ou não possuem – regulação por parte de órgãos responsáveis, quando comparados aos cuidados que se têm com o uso de medicamentos e cosmédicos.  Elementos como o Cromo, o Cobalto, o Ferro, o Cádmio, Plomo e o Mercúrio, normalmente, estão presentes nestes pigmentos. Estas substâncias, por sua vez, possuem alta incidência de alergias e produzem cicatrizes.

Nenhum comentário: