quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Fazer uma tatuagem sobre estrias: sim ou não?

Fazer uma tatuagem sobre estrias: sim ou não?

Fazer uma tatuagem


Independentemente das suas causas, as estrias alteram significativamente o aspeto da pele e quem as tem só sonha em eliminá-las, acabando sempre por tentar escondê-las o mais possível. É aqui que muitas vezes também entra a arte de tatuar: é possível fazer uma tatuagem sobre estrias? A resposta é: sim e não, tudo depende do tamanho e da cor da estria.






Tatuagens & Estrias


Poder fazer ou não uma tatuagem sobre uma estria depende inteiramente das estrias em si, ou seja, da sua largura, comprimento, profundidade e cor. As estrias claras, quase da mesma tonalidade da pele são as mais fáceis de disfarçar com uma tatuagem, assim como aquelas que apresentam um tom rosado. No entanto, quando as estrias têm uma cor escura – em tons de vermelho/púrpura – será muito mais difícil tapá-las com recurso a uma tatuagem. O tamanho ou a extensão das estrias também é um fator a ter em conta, pois, se a área for muito extensa, fazer uma tatuagem aí – o desenho escolhido também influencia – pode acabar por chamar ainda mais atenção para as estrias em si. Por fim, é fundamental ter em conta a profundidade das estrias a tatuar: quanto mais fundas, mais difícil será a aderência da tinta e, consequentemente, a capacidade de disfarçar as estrias. Quanto mais finas as estrias, mais fáceis serão de camuflar com recurso a uma tatuagem.






Antes de tatuar sobre estrias


Tal como para alguém que quer fazer uma tatuagem sobre uma cicatriz, a recomendação para quem quer tatuar sobre estrias passa por encontrar um tatuador com experiência neste tipo de tatuagens. Fale abertamente com o tatuador sobre as suas expectativas reais, mas também ouça as sugestões do profissional de tatuagem. O segredo do sucesso por de trás de uma tatuagem feita sobre estrias é não só camuflar as mesmas, como retirar a atenção das estrias e passá-la inteiramente para a tatuagem. É natural que encontre tatuadores que não façam este género de tatuagem, mas não desista – se é isso que realmente quer, encontrará a pessoa certa para o fazer.






8 coisas a ter em conta se pretende fazer uma tatuagem sobre estrias


1.As estrias que pretende tatuar devem ter, pelo menos, um ano sem qualquer alteração, isto porque, quanto mais “velhas” forem as estrias, melhor será a aderência da tinta da tatuagem à pele.


2.Certifique-se que o desenho e/ou as cores escolhidas para a tatuagem não vão acabar por chamar mais atenção para as estrias que, no fundo, quer fazer “desaparecer”.


3.Regra geral, fazer uma tatuagem sobre estrias demora o dobro do tempo que uma tatuagem normal, uma vez que a alteração da pele requer que se passe a agulha duas ou três vezes sobre a mesma zona.


4.O facto de uma tatuagem sobre estrias demorar mais tempo a executar, também implica que será, em princípio, mais dolorosa. Mas não é só por isso: a pele adjacente às estrias é naturalmente mais sensível.


5.Se a zona de estrias a tatuar é extensa, recomenda-se que faça uma pequena tatuagem-teste para verificar a reação da pele à mesma. Se for positiva, essa pequena tatuagem pode ser tapada/incorporada no desenho final. Se for negativa, pelo menos ficou pela tatuagem menor!


6.Se pretende fazer uma tatuagem sobre estrias que resultaram de uma ou mais gravidezes, o ideal é ter a certeza que não vai voltar a engravidar, pois, uma nova gravidez, a alteração das estrias existentes e o eventual aparecimento de novas estrias poderá alterar drasticamente a tatuagem. O mesmo aplica-se a uma eventual flutuação de peso.


7.O risco de uma tatuagem sobre estrias esmorecer é maior quando é feita uma tatuagem colorida em vez de uma tatuagem monocromática. Para além disso, recomenda-se que se utilize sempre linhas finas ao efetuar a tatuagem – quanto mais finas, menor o risco de estas se “espalharem” pela estria.


8.Evite fazer qualquer tipo de tatuagem sobre estrias salientes – o efeito de camuflagem não será conseguido.


Nenhum comentário: