quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Fazer uma tatuagem sobre um sinal: sim ou não?

Fazer uma tatuagem sobre um sinal: sim ou não?
Sinal na barriga de uma mulher
Tal como tatuar sobre cicatrizes ou estrias, fazer ou não uma tatuagem sobre um sinal de nascença continua a ser uma grande dúvida. Porém, a resposta mais frequente a essa questão é: não. Saiba porquê.


Uma questão de saúde


Embora existam tatuadores que façam tatuagens sobre sinais de nascença (nomeadamente aqueles que são pequenos e lisos, em detrimento dos sinais maiores e salientes), a maioria não o faz por uma questão de saúde. Se um sinal estiver tapado com uma tatuagem, será impossível monitorizar o seu tamanho e a sua cor e a verdade é que pode tornar-se cancerígeno sem sequer se aperceber. E quem diz sinais, grandes ou pequenos, planos ou proeminentes, diz também sardas. As pigmentações naturais do corpo devem manter-se intocadas.




Uma questão de tatuar


Para além dos motivos de saúde, a verdade é que ao aplicar a tinta de tatuagem sobre um sinal pode colocar o próprio sinal em risco. Isto porque um sinal de nascença é considerado algo anormal na pele, ou seja, é muito difícil saber como irá reagir aos pigmentos contidos na tinta de tatuagem. Existem um sem número de interações possíveis entre o pigmento e um sinal, uma das quais a mutação de células, o que pode traduzir-se em algo maligno. Para além disso, mesmo que um tatuador quisesse ou mesmo tentasse tatuar sobre um sinal, saiba que é bastante difícil conseguir que a cor da tinta adira por completo a um sinal.


Alternativas


Apesar de naturalmente benignos, os diferentes sinais que marcam os nossos corpos podem, no futuro, ser a indicação de algo maligno e, por isso mesmo, devem manter-se intocados pelas tatuagens. No entanto, isso não significa que não possa tatuar à sua volta, ou seja, uma boa alternativa é incorporar o sinal numa tatuagem maior, sem tatuar sobre o mesmo. Outra alternativa é a remoção do sinal (deve consultar o seu dermatologista) que, deixando uma pequena cicatriz ou mesmo nenhuma, pode permitir uma tatuagem futura. Porém, o mais correto é não fazer qualquer tipo de tatuagem sobre um sinal, escolhendo outra área do corpo para o fazer – nestas situações, mais vale prevenir do que remediar.

Nenhum comentário: