quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Fazer uma tatuagem sobre uma cicatriz: sim ou não?

Fazer uma tatuagem sobre uma cicatriz: sim ou não?

Tatuagem sobre uma cicatriz
Durante muitos anos, muitos tatuadores receavam tatuar sobre cicatrizes, uma vez que o resultado final, a curto e a longo prazo, era desconhecido. Porém, a insistência por parte de quem queria fazer essa experiência e não se importava de ser uma cobaia levou à exploração e ao aperfeiçoamento da técnica de tatuar sobre cicatrizes. Hoje, a resposta à pergunta “é possível fazer uma tatuagem sobre uma cicatriz” é: sim.






A bela e o monstro


Transformar uma cicatriz pouco atrativa, numa bonita tatuagem é o principal motivo pelas quais as pessoas querem tapar as suas cicatrizes. No entanto, a escolha dessa tatuagem é igualmente crucial: desde o desenho e cores, ao seu posicionamento sobre a cicatriz… O que leva a outra questão: deve procurar um tatuador de confiança para efetuar esta tatuagem, de preferência, alguém que já tenha feito tatuagens sobre cicatrizes. No futuro, quando alguém lhe perguntar sobre a sua tatuagem, vai querer dizer que a adora porque simboliza isto ou aquilo e não que foi feita exclusivamente para tapar uma cicatriz feia.






Tipos de cicatrizes


Um dos principais requisitos para quem quer fazer uma tatuagem sobre uma cicatriz é que essa cicatriz tenha pelo menos 12 meses, ou seja, quanto mais antiga a cicatriz, melhor a aderência da tinta e, consequentemente, da tatuagem. Uma nota que importa reter é que é a própria textura de uma cicatriz que dificulta a tatuagem e que no caso de uma cicatriz saliente, um tatuador experiente pode disfarçá-la, mas não fazê-la desaparecer. Se a tatuagem for bem pensada e desenhada, a própria cicatriz pode contribuir para a criação de uma tatuagem tridimensional, com as suas marcas e saliências aproveitadas para efetuar sombras ou para conferir uma maior profundidade ao desenho.






Grande ou pequena?


É óbvio que é mais fácil tatuar uma cicatriz pequena do que uma cicatriz grande, no entanto, uma tatuagem colorida e de grandes dimensões pode esconder por completo uma cicatriz extensa. Tudo depende daquilo que se pretende – em caso de dúvida, comece por fazer uma pequena tatuagem sobre a cicatriz para decidir se gosta do efeito e verificar se a pele vai, de facto, absorver a cor. Depois, se decidir avançar para uma tatuagem maior, a tatuagem pequena pode ser facilmente incorporada no desenho maior. Evite tatuagens tribais e com palavras que, contendo muitos espaços, podem deixar partes da cicatriz visíveis.






De que cor?


Em termos de cor, o preto adere melhor à cicatriz do que qualquer outra cor, no entanto, se faz questão de ter uma tatuagem colorida, deve optar sempre por tonalidades mais escuras. A pele cicatrizada absorve os pigmentos da tinta de tatuagem de uma forma diferente da pele suave e normal; e a verdade é que cada caso é um caso – tanto pode “pegar” à primeira, como escorrer ou esmorecer e necessitar de várias passagens ou, em alguns casos, simplesmente não aderir. Esteja preparado para tudo, inclusive para fazer manutenções de cor periódicas, se quer manter a sua tatuagem vibrante.






Vai doer?


Fazer uma tatuagem sobre uma cicatriz pode revelar-se mais doloroso do que o habitual por dois motivos: o primeiro tem a ver com o facto desta zona ser naturalmente mais sensível, uma vez que os nervos estão mais próximos desta “pele nova”. O segundo motivo prende-se com o facto de a tatuagem feita sobre uma cicatriz ser um processo mais longo e demorado – por vezes serão necessárias duas ou três passagens sobre as mesmas linhas ou sombras. Evite fazer sessões que durem mais de 60 minutos, optando antes por mais sessões de menos duração, o que facilita a tolerância à dor.






Cuidados a ter


Como com qualquer tatuagem, os cuidados a ter imediatamente após a sua realização são vários e devem ser seguidos escrupulosamente para assegurar a cicatrização, evitar danificar o desenho e eventuais problemas de pele. Esses cuidados incluem: a aplicação da pomada que o tatuador irá fornecer; utilizar um sabonete neutro no banho; manter a tatuagem coberta com película aderente durante alguns dias; evitar o sol, a praia, piscinas, jacuzzis e saunas durante pelo menos 30 dias.

Nenhum comentário: