sábado, 3 de novembro de 2012

Tatuagem responsável

Tatuagem

Tatuagem responsável

imagem 
No Egito entre 4000 e 2000 a.C., na Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia entre os maoris, a tatuagem fazia parte de ritos religiosos.  Hoje, a tatuagem é moda e não mais um costume tribal.
A moda é passageira e a cada estação surgem novidades, já a tatuagem não dá para trocar no verão seguinte, ela é definitiva e os métodos para retirá-la além de caros não garantem uma pele como era antes.
Tatuar o corpo é um ato de muita responsabilidade e somente depois de muita reflexão sobre os motivos que levam a querer fazer uma deverá ser realizada.  Os “porquês” de  modificar o corpo, colocando uma tatuagem são variados: a moda, o amigo tem, ser aceito no grupo, ser diferente, ficar mais bonito, vai me dar maior segurança, para enfeitar meu corpo, é super sexy, e muitos não sabem nem porque querem ou porque fizeram  uma.  Deve-se ter muita segurança no querer uma tatuagem. É muito comum depois de um ou dois anos o arrependimento aparecer, e a pessoa não sabe o que fazer, pois não dá para voltar o corpo ao que era mesmo passando pelas novas técnicas de remoção de tatuagem. Também, com freqüência, pode ocorrer que por um desajeito momentâneo, imperícia ou outro fator qualquer por parte do tatuador o produto final não fica do gosto da pessoa. Outro grande problema é no futuro, quando se passa num concurso ou se está prestes a ser contratado por uma empresa que não admitem tatuagem. Também, tem a escolha do desenho a ser tatuado, hoje gosto de um dragão, mas amanhã não quero mais este dragão, é até contra o que acredito agora! Tatuar nomes pode ser mais um futuro problema, hoje está com a amada/o, mas daqui algum tempo poderá estar amando outra pessoa, às vezes durante a vida amamos profundamente mais de uma pessoa, e daí como fica? . Ainda, em algumas pessoas o corpo rejeita , formando reação alérgica, difícil de ser tratada.
Quando tatuamos uma parte do corpo, aquele pedaço que recebe a tatuagem é furado, e arranhado por agulha que introduz a tinta formando o desenho escolhido. Fisicamente esse procedimento pode inocular infecções como HIV, hepatites, tuberculose, sífilis ou gerar complicações como dermatites, alergias, descamações, cicatrizes quelóidais. Ainda a pessoa não está livre da ocorrência de uma lesão. Emocionalmente, pode ocorrer em pouco tempo o arrependimento, ou surgir outros sentimentos quando o produto final não sai como desejado, ou por imperícia, ou pela escolha do desenho, ou por outro motivo. E isso é muito comum, o arrependimento não é a exceção. 
Mas, se apesar de tudo ainda quer fazer uma tatuagem, porque não experimenta fazer uma tatuagem temporária? Hoje, além da henna, tem novos produtos aplicados superficialmente, com efeito agradável a vista e sem furar a pele. Mesmo que dure menos tempo é interessante sentir como seu corpo físico e emocional recebe a tatuagem.

Nenhum comentário: