quarta-feira, 13 de março de 2013

O novo Papa


O novo Papa foi eleito nesta quarta-feira. O fumo branco saiu às 18h06 da chaminé da Capela Sistina, indicando que um nome recolheu os votos de dois terços dos cardeais.
Agora aguarda-se que o novo Sumo Pontífice apareça à multidão e se fique a conhecer a sua identidade.
Opõe-se ao aborto e à eutanásia, mantém a posição da igreja relativamente à homossexualidade e condenou fortemente a legislação para permitir o casamento gay na Argentina, introduzida em 2010, mas sublinha a importância de respeitar as escolhas individuais.


Jorge Mario Bergoglio é um teólogo conservador que se distanciou do movimento da Teologia da Libertação da América Latina. Em 2004, um advogado e activista dos direitos humanos apresentou uma queixa contra o cardeal – sem apresentar provas - acusando-o de ter conspirado com a junta militar em 1976 para permitir o rapto de dois padres jesuítas a quem ele, como superior da Sociedade de Jesus da Argentina, tinha ordenado que deixassem de fazer o seu trabalho pastoral, por entrar em conflito com a ditadura militar. Um porta-voz do Bergoglio negou as acusações.


O novo Papa Francisco desempenhou vários cargos administrativos na Cúria, enquanto cardeal, mas não estava entre os favoritos por causa da sua idade (76 anos). Diz-se que no conclave de 2005 foi um rival de Ratzinger na votação.


Além de ser o primeiro Papa sul-americano, Francisco I é também o primeiro jesuíta a chegar a Sumo Pontífice.


A primeira oração de Francisco I foi em homenagem a Bento XVI. O novo Papa apelou à fraternidade na Igreja. Falou em italiano e despediu-se dizendo que vai rezar à virgem Maria amanhã e desejando boa noite e bom repouso a todos.
O novo Papa fez um discurso bem-humorado, dizendo que os cardeais tanto escolheram que o foram buscar ao outro lado do mundo.
Francisco I já fala aos peregrinos: "Rezem por mim para que seja abençoado"
Bergoglio nasceu em Buenos Aires, a 17 de Dezembro de 1936, filho de um ferroviário. Tornou-se padre em 1969 e era arcebispo de Buenos Aires.
O novo Papa tem 76 anos e será o primeiro sul-americano a sentar-se na cadeira de Pedro.


Jorge Maria Bergoglio, ordenado cardeal em 2001 por João Paulo II, é jesuíta.
O novo Papa é o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, que adoptará o nome de Francisco I.
Às 19h05, as luzes acendem-se por detrás da janela do balcão central da basílica de São Pedro. Na praça voltou a gritar-se com mais entusiasmo “Viva o Papa!”
Os 115 cardeais eleitores demoraram pouco mais de 25 horas para eleger o sucessor de Bento XVI. A rapidez da eleição manteve a tendência das últimas décadas, que não superaram as 11 votações, recorda a Lusa. O Papa Pio XII foi eleito com três votações em apenas 24 horas; João Paulo I com quatro votações; Bento XVI com quatro votações; Paulo VI com cinco votações; João Paulo II com oito votações e João XXIII, com 11 votações.


O protodiácono, o cardeal francês Jean-Louis Tauran, irá surgir dentro de momentos no balcão central da Basílica de São Pedro. Ao mundo irá anunciar o nome do eleito traduzido em latim, o seu apelido e depois do nome pelo qual o Sumo Pontifíce escolheu ser designado.




Milhares de fiéis aguardam que o novo Papa surja no balcão da basílica de São Pedro.


Esta eleição, recorda a AFP, põe fim a quatro semanas inéditas e atribuladas no Vaticano, depois do surpreendente anúncio de renúncia de Bento XVI, a 11 de Fevereiro. O agora Papa emérito, a residir temporariamente em Castel Gandolfo, justificou a decisão dizendo não ter mais a força necessária para liderar a Igreja Católica. 
“Viva o Papa, viva o Papa!” grita-se na Praça de São Pedro depois da banda pontifícia e de os guardas suíços terem entrado em parada pelo recinto. A expectativa cresce enquanto se aguarda o nome do novo Sumo Pontífice.


Os sinos da basílica do Santuário de Fátima tocaram durante vários minutos após a saída de fumo branco da chaminé da Capela Sistina.
Na Praça de São Pedro, entrou a banda da Guarda Suíça, pronta a receber o novo Papa.
Tweet do Conselho Pontifício para a Comunicação Social, às 18h09.

Este foi um conclave rápido. Ao fim de cinco votações, o novo Papa foi eleito. Em 2005, o conclave que elegeu Bento XVI terminou após quatro votações.
Após o escrutínio, é perguntado ao cardeal vencedor se aceita a eleição e, em caso afirmativo, que nome deseja adoptar. Segue depois para uma sala contígua, conhecida por Sala das Lágrimas, onde após breves momentos a sós, envergará as novas vestes brancas de Sumo Pontífice.
O anúncio oficial do novo Papa será feito pelo cardeal jean-Louis Tauran. “Habemus Papam!” (“Temos Papa”, em latim) será a frase que irá pronunciar. O novo Papa oferece depois a sua primeira bênção apostólica.
Olhos postos no balcão central da Basílica de São Pedro. Dentro de minutos será anunciado o nome do novo Papa e este será apresentado aos fiéis. Já eleito, o Santo Padre irá comunicar o nome pela qual será designado durante o seu pontificado.
Ao segundo dia de conclave, os 115 cardeais eleitores escolheram o sucessor de Bento XVI. Os sinos ouviram-se na Praça de São Pedro, no Vaticano. Milhares de pessoas, debaixo de chuva, aplaudiram o anúncio de que já se chegou a uma decisão.


Nenhum comentário: