segunda-feira, 11 de março de 2013

PESSOAS TATUADAS SÃO BANDIDAS, SÓ ALGUMAS SÃO EXCEÇÕES


 
Leitores, é com grande tristeza, raiva e outras coisas mais que escrevo esta matéria para vocês. Para falar a verdade, eu gostaria mesmo é que ela não existisse. A matéria não é baseada em algum estudo, nem retirada de algum livro. Esta é baseada exclusivamente no comportamento de alguns seres humanos, que, para mim, nem deviam ser chamados assim. Mas vamos respeitar, afinal de contas, sempre somos nós, pessoas tatuadas, que respeitamos e somos desrespeitados e pré-julgados.
O caso é o seguinte: um tweet polêmico feito por Miguel Tiago da Silva (clique no perfil e veja bem a cara desse cara, principalmente para você não colocar pessoas como ele no poder), advogado e candidato a vereador em Goiânia em 2012 pelo PT, em 18 de Janeiro de 2013.
O que ele fez? Postou mensagens denegrindo e generalizando preconceituosamente os tatuados. Miguel afirmou que “TATUAGEM É COISA DE BANDIDO, EXISTE EXCEÇÃO, MAS É EXCEÇÃO”. Dá uma olhada no print screen, já que o tweet foi deletado do perfil.
 
Realmente, isto me irritou profundamente.
O motivo para este tweet é o fato de o candidato ter sido assaltado, ter visto tatuagens nos bandidos e, ao fazer reconhecimento na polícia, ter constatado que “90% dos bandidos tinham tatuagem”. E aí ele soltou a pérola. Dá uma olhada na sequência de tweets a seguir:
Talvez não dê para visualizar os tweets (já que o usuário possa apagar), então postamos alguns print screens.

Agora eu levanto uma questão para todos vocês: se eu fosse assaltado três vezes por alguém do sexo masculino, todos os homens ou pelo menos 90% deles seriam ladrões? A análise não tem fundamento algum, não tem um estudo. Sim, bandidos têm tatuagens, mas você sabe o motivo delas? Se não sabe, deveria ler este artigo sobre tatuagem nas cadeias brasileiras. Da mesma forma que existe político que não rouba, não participa do mensalão e por aí vai.
Um outro ponto a ser levantado é sobre o preconceito. Algumas pessoas ainda me param para perguntar se isto existe ou se é um conto de fadas, em que nada existe. Preconceito existe, não somente com tatuagem, mas com tudo. Às vezes, muitas pessoas não falam, mas só de olhar para você de um jeito diferente é possível ver que sua presença não agrada somente pelo fato de você ser diferente em algum aspecto. Sabe como isso pode ser mudado? Educando decentemente as crianças, como vejo diariamente em muitos lugares.
Não é falar: “tatuagem é coisa feia”. Se você não gosta, como todos têm o direito de não gostar, ensine ao seu filho que isto existe e, se ele quiser, poderá fazer. O mais preconceituoso é aquele que julga sem conhecer, é aquele que escreve coisas que não sabe. Eu não posso chegar e falar que política é uma merda, que aqui no Brasil todo político é ladrão, porque eu não sei sobre leis e a puta que pariu, mas eu sei de tatuagem. Eu sou tatuado e não sou bandido. Aliás, pago mais imposto que muito político ladrão (falando isto de acordo com os escândalos sobre mensalões e afins).
Não escrevi este texto para dar audiência a uma pessoa, não fiz isto para você ficar com raiva do cara e ir xingá-lo. Eu fiz isto porque me senti ofendido, não somente por mim, mas por você e todas as pessoas tatuadas, porque só quem tem tatuagem visível sabe como é ir a um banco e ser olhado de cima até embaixo só por você ter desenhos pelo corpo, ser chamado de vagabundo por pessoas que não te conhecem e te julgam. Valeu, acho que é isso! Por último, deixo o tweet que nós fizemos em resposta a pessoa.


Se você também ficou indignado, dê uma passada no perfil do Miguel Tiago e dê um “alô” para saber como somos nós ladrões tatuados!
PS: Miguel Tiago, caso venha a ler esta matéria, pedir desculpas não adianta nada. Não é a mim que você tem que pedir desculpa, não é para os seus amigos tatuados. Você precisa rever seus próprios conceitos e ver que o que você fez não foi só uma manifestação em um momento de desespero: você julgou com preconceito pessoas que sequer você conhece.

Nenhum comentário: