segunda-feira, 11 de março de 2013

TATUAGEM NO GLOBO OCULAR – DA PRISÃO PARA O MUNDO


Tatuagem Ocular | Da Prisão Para o Mundo
tatuagem no globo ocular só foi ganhar “fama” pela internet afora após a publicação de um vídeo no YouTube, hoje já retirado do ar, sobre dois prisioneiros, nos Estados Unidos, que tatuaram seus globos oculares. Ambos os presidiários, já tatuados e perfurados, disseram que pintaram seus olhos para se destacarem em meio aos outros, pois nunca viram ninguém com os globos oculares coloridos.
No entanto, eles não quiseram revelar como fizeram o procedimento – apenas disseram que é extremamente doloroso, pois não se faz como as tatuagens normais. Num determinado momento, um deles disse que “você pode usar uma agulha hipodérmica, mas não estou dizendo que foi o que usamos”.
Tendo aparecido em 2010, é inegável que esses detentos ganharam a atenção de todo o mundo, como se tivessem inventado a técnica… e, obviamente, junto, veio o estigma: apenas sujeitos inconsequentes, loucos e que não têm mais nada a perder fariam algo do tipo!
Foi no mesmo ano em que o National Geographic exibiu seu programa “Taboo”, restrito à TV a cabo e pouco “dissipado” pelo YouTube e que, portanto, não tomou nem de longe as mesmas dimensões do vídeo sobre os presos. Vale lembrar também que o tabloide britânico The Sun dedicou um pequeno texto ao procedimento em fevereiro de 2008, ao que parece, usando apenas a publicação de Shannon Larratt como base – e reforçando que ninguém mais deveria experimentar aquele feito, citando o próprio Larratt, que pediu a seus leitores que “esperassem ou que seus olhos cicatrizassem ou que algum deles ficasse cego”, para que pudessem ter um parecer sobre o procedimento.
E enquanto todos se apressavam para criticar os caras loucos que fizeram aquilo na cadeia, pouca atenção foi dada ao fato de que a prática de se tatuar o globo ocular estava tomando forma e ganhando representantes dispostos a se submeter às injeções de Howie, o Luna Cobra.
Tatuagem Ocular | Da Prisão Para o Mundo
Aqui, se faz importante chamar a atenção para uma coisa: todos os indivíduos que passaram pelo procedimento são pessoas que, de uma forma ou de outra, já tinham um histórico de modificações corporais permanentes (algumas até mais permanente que a tatuagem) e, não é preciso dizer, são adultos conscientes dos riscos envolvidos numa prática experimental e delicada.
Mesmo que o caráter da prática seja relativamente duvidoso, Howie é um artista do corpo competente, nascido em uma família de médicos e trabalhando há muitos anos com modificações diversas, com incontáveis procedimentos práticos que vão da tatuagem aos implantes genitais, além de muito estudo e pesquisa, que contam a seu favor. Em nenhum momento houve uma pessoa que afirmou que esse é um procedimento completamente seguro. Muito pelo contrário, sempre que uma foto é divulgada, é acompanhada de avisos sobre esse ser ainda um experimento, sem relatos de consequências a longo prazo.
Tatuagem Ocular | Da Prisão Para o Mundo
Tatuagem Ocular | Da Prisão Para o Mundo
Tatuagem Ocular | Da Prisão Para o Mundo
Howie deu uma entrevista para o site Frrrk Guys em que, inclusive, manifesta sua vontade de dispor uma espécie de treinamento para aqueles que manifestem vontade de realizar o procedimento, tendo em vista que ele seria (na verdade, ainda é) a pessoa mais experiente no assunto. Posteriormente, quando outros artistas começaram a realizar a modificação, Howie se viu obrigado a organizar umworkshop. O evento ainda não tem data para acontecer, mas, assim que possível, traremos novas informações.
A segunda pessoa, da qual tive notícias, a arriscar-se a fazer a tatuagem foi outra modificadora corporal, Roni Lachowicz, polonesa que agora trabalha no estúdio Extreme Needle, em Londres. Novamente, volto a bater em duas teclas: Roni é uma artista experiente que trabalha com modificações extremas e, antes de efetuar o procedimento, pesquisou o máximo que pôde, até se sentir segura o suficiente para realizar a aplicação do pigmento. Além do mais, ela fez sua primeira aplicação em si mesma! Nesse caso, apesar dos riscos, caso algo desse errado, ela seria a única responsável por suas ações e a ter de conviver com o erro. Felizmente, o resultado foi ótimo e os olhos de Roni parecem estar muito bem!
Tatuagem Ocular | Da Prisão Para o Mundo
Na Europa, ela é a principal responsável pelos trabalhos de preenchimento do “branco” dos olhos, e como a maioria das aplicações que fez foram com pigmentos pretos, alguns dos olhos tatuados por ela chamaram a atenção para um risco em específico do procedimento: a coloração da região ao redor dos olhos. Não se sabe exatamente o que ocorre ou o motivo de ocorrer esse “espalhamento” da tinta. Uma das explicações mais aceitas é ter havido aplicação de tinta além do necessário. Como a tinta aplicada não pode ser removida, nem o excesso retirado, pode ser que essa tinta “vaze” e se aloje ao redor do olho, “escorrendo” por outros vasos enquanto a pessoa dorme ou, principalmente, quando sonha, enquanto ocorre o “movimento rápido dos olhos” (R.E.M.). Isso tem sido relatado por muitas pessoas que tiveram os olhos tatuados, mas a coloração ficou mais evidente abaixo do olho esquerdo do performer e tatuador finlandês conhecido como Mechanical Demon, que teve seus olhos coloridos por Roni. Repetindo, o motivo dessa coloração ainda não foi determinado, portanto, fazem-se apenas suposições.
Tatuagem Ocular | Da Prisão Para o Mundo
Sobre essa questão, Shannon Larratt sugere que o risco pode ser reduzido minimizando a quantidade de tinta injetada (o que exige precisão no manejo da seringa) e limpando cuidadosamente todos os resíduos de tinta possíveis. Porém, não há garantia de que, mesmo tomando tais cuidados, uma região ao redor do olho não fique levemente colorida, com maior ou menor intensidade.
Tatuagem Ocular | Da Prisão Para o Mundo
Tatuagem Ocular | Da Prisão Para o Mundo
Tatuagem Ocular | Da Prisão Para o Mundo
Fonte: BMEzine | Frrrk Guys | Miss Roni

Nenhum comentário: