sexta-feira, 31 de maio de 2013

Fique atento aos sintomas que indicam a inflamação da tatuagem.

Fique atento aos sintomas que indicam a inflamação da tatuagem.

Blog de museutattoo :MUSEU TATTOO, Fique atento aos sintomas que indicam a inflamação da tatuagem.
Cuidados básicos garantem que o desenho fique conforme o desejado, evitando uma infecção.As tatuagens conquistaram bastante espaço entre todos nós, podendo ser de tamanhos variados, coloridas ou não, com desenhos, letras, frases e podem ser feitas nos lugares mais inusitados do corpo. No entanto, para que a tatuagem fique bonita, sendo um atrativo a mais para a pele, é fundamental atentar-se à cicatrização. Qualquer descuido pode fazê-la infeccionar comprometendo o desenho.

Segundo o dermatologista Fernando Passos de Freitas, inflamar não é comum, mas o risco não pode ser totalmente descartado.

— É natural, em um prazo de até sete dias, a região tatuada ficar avermelhada, inchada e dolorida. Após tal prazo, se a região estiver inflamada será possível notar vermelhidão em alguns pontos, dor, elevação do desenho e coceira excessiva. Em casos mais graves, pode até aparecer pus, indicando infecção — explica.

Ao fazer uma tatuagem, alguns cuidados básicos são essenciais para que o desenho fique conforme o desejado, evitando sua descoloração, infecção e até deformidades. É necessário fazer um curativo no local com uma pomada que contenha ácido dexpantenol, cuja função é a reconstituição do tecido epitelial.

— A fixação dos pigmentos na pele ocorre por meio do processo inflamatório local que levará ao aparecimento de células chamadas macrófagos, que tentam destruir o pigmento, mas não conseguem e acabam formando o desenho da tatuagem — esclarece o dermatologista.

Lidar com uma tatuagem infectada é coisa séria. Ao menor sinal de inflamação, não ignore o problema. É preciso ficar alerta a qualquer alteração na coloração entre rosa e vermelho ao redor da tatuagem.

— Ao notar qualquer alteração na cor da pele acompanhada de prurido, inchaço e vermelhidão nas primeiras 48 horas, busque orientação médica, pois a tatuagem pode ter infeccionado.

Não manter a área limpa, permitir o contato da roupa na região, deixar de aplicar a pomada apropriada para criar uma barreira protetora sobre a ferida podem contribuir para uma infecção.

Veja quais são as alterações na pele que indicam o problema:

• Aumento na vermelhidão e irritação no local da tatuagem.

• Qualquer secreção em tom amarelo ou verde.

• Mau cheiro provindo da região.

• Febre acima de 38 graus.

• Dores musculares.

• Fraqueza geral.

Reação alérgica ou infecção?

Também é possível enfrentar outros problemas com a tatuagem, além da infecção.

— Algumas pessoas notam pequenas saliências avermelhadas que se desenvolvem em torno do local tatuado. Esse sinal não corresponde a uma infecção, mas a uma provável reação alérgica ao tipo de pomada usada. Caso as saliências aumentem de tamanho, a pomada deve ser trocada por outro produto — afirma.

Como tratar uma infecção?

Para tratar o problema é preciso manter a ferida sempre limpa. Dependendo da gravidade da infecção pode ser necessário o uso de antibióticos evitando que as bactérias atinjam a corrente sanguínea e provoquem complicações à saúde.

Para evitar esse tipo de complicação, procure seguir as seguintes recomendações:

• Evite o uso de sauna por um período de sete a 15 dias após a realização da tatuagem.

• O banho de mar na primeira semana também deve ser evitado para que não ocorra risco de contaminação.

• No banho diário a tatuagem deve ser lavada suavemente, sem esponja ou bucha, e com sabonete neutro.

• Siga todos os cuidados após a instrução dada.

• Observe atentamente para qualquer sinal de infecção.

• Evite expor a tatuagem ao sol.

• Estrias vermelhas que se irradiam à partir do local de origem da tatuagem podem ser um grave sinal de envenenamento do sangue. Não hesite em procurar o médico.Fonte:http://artfusionloja.blogspot.com.br

Nenhum comentário: