sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Como a tatuagem funciona.

Agulhas perfurando a pele (Foto: YouTube)


 

Vídeo em slow motion 

mostra como a 

tatuagem funciona


Depois de pronta e cicatrizada, tatuagens podem ter uma aparência incrível, a depender do tatuador, é claro. Mas, até aí, a verdade é que o processo de injeção de tinta (sim, porque é exatamente isso que é uma tatuagem) envolve sangue e perfurações. Ou seja, pode doer muito. Para mostrar como é o processo, Destin Sandlin, apresentador do programa Smarter EveryDay (“mais esperto todos os dias”, em inglês) foi a um estúdio de tattoos e mostrou, com muito zoom e em câmera lenta, a ciência da tatuagem. Se você não fala inglês e/ou só quer ver a "ação", pule para os 3 minutos e 11 segundos do vídeo.
A primeira parte do video é dedicada à máquina de tatuar, um aparelho elétrico parecido com a broca de um dentista (tanto no barulho quanto na aparência). Essa máquina foi inventada por Samuel O’Reilly no final do século 19 e permanece basicamente a mesma desde então. O’Reilly adaptou a impressora de Thomas Edison para a pele, alterando o sistema de tubos e a parte oscilatória eletromagnética para movimentar a agulha.
As agulhas em movimento (Foto: YouTube)

A tatuagem pode ser feita com uma ou mais agulhas, que perfuram de cima a baixo a pele entre 50 e 3.000 vezes por minuto. As agulhas se movimentam através de um circuito que conecta bobinas eletromagnéticas a um pedal parecido com o de uma máquina de costura. O campo eletromagnético empurra a agulha para a fora e a puxa de volta. Assim:
É assim que uma máquina de tatuagem funciona (Foto: YouTube)

Como já explicamos em outra matéria, o que faz a tinta permanecer na pele é que a agulha com tinta penetra a epiderme - a parte superficial da pele - e deposita a tinta na derme, a camada embaixo da epiderme, que contém vasos sanguíneos e nervos.

Cada picada da agulha é uma ferida, à qual o corpo reage iniciando um processo inflamatório. Isso significa que o corpo vai enviar células do sistema imune para o local da ferida, e células especiais chamadas macrófagos vão 'comer' a tinta pra tentar limpar a inflamação causada por ela. O que sobrar acaba absorvido por células chamadas fibroblastos, que ficam na derme para sempre.
E, abaixo, mais um vídeo de tatuagem em slow motion, desta vez um menos traumatizante:
(Via Vox)
Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2014/09/video-em-slow-motion-mostra-como-tatuagem-funciona.html

Nenhum comentário: